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Atendimento Tel: (33) 3271-7171

Perguntas Frequentes

  • O chamado jato “médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra.
  • A equimose (mancha roxa) ocorre quando o sangue “vasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta, ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue. a equimose pode ser erroneamente atribuida à habilidade do coletor, mas normalmente ocorre pelos motivos acima citados.
  • O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa de frações do colesterol e, principalmente, na de triglicérides. O paciente com histórico de triglicérides elevados que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

Para consultar seu resultado basta clicar em Home e na página inicial clique em Resultado Online. Informe seu login e senha impressos no comprovante de atendimento. Caso prefira você pode cadastrar um login e senha fixos para todos os seus exames.

  • A lista com o preparo para os exames se encontra na seção: Exames>Orientações. Você pode fazer a consulta digitando o nome do exame (ou parte dele) no campo apropriado ou consultar na lista de exames, ordenada alfabeticamente. Caso prefira , entre em contato conosco pelo telefone 33 3271-7171 ou clique aqui e envie uma mensagem WhatsApp.
  • Sim, o atendimento a gestantes, idosos e crianças é prioritário de acordo com a Lei 10.048, de 8 de novembro de 2000 e nossos atendentes estão cientes disso.
  • As mulheres podem realizar exame de sangue ou qualquer tipo de exame durante o período menstrual. Mas é importante informar ao médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados. Em caso de exames de urina, se possível, aguardar o término do período menstrual.

Como agendar uma coleta em domicílio?

Para agendar coleta em domicílio, você pode fazê-lo pessoalmente, aqui pelo site neste link, pelo telefone 33 3271-7171 ou clicando aqui pelo WhatsApp. 

 

Posso realizar qualquer exame via coleta a domicílio?

Não. Alguns exames exigem preparos específicos e devem ser coletados nas dependências do laboratório. Consulte nossa Central de Atendimento -  33 3271-7171 ou clicando aqui pelo WhatsApp. 

 

Realizei coleta domiciliar. Eu tenho acesso aos resultados pela internet?

Sim. Assim que seu exame der entrada em nosso sistema a atendente fará contato telefônico, informando a previsão de entrega e os dados de acesso via internet. Caso a atendente não faça contato você pode solicitar os dados através do 33 3271-7171 ou clicando aqui pelo WhatsApp. 

  • Não é necessário estar em jejum para realizar o exame de fezes.
  • Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os ítens solicitados no pedido médico requerem jejum. O hemograma completo é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia. Os atendentes do Laboratório Pasteur estão aptos a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.
  • Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o comprovante original poderá retirar os resultados no Laboratório Pasteur. Na falta do comprovante original, somente o paciente poderá retirar os resultados mediante apresentação de documento de identificação.
  • Em tese, não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.
  • Sim. Todos os nossos técnicos são devidamente treinados e capacitados para realizar coletas infantis dentre outras coletas especiais.
  • O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar exames como curva glicêmica. Em caso de dúvida entre em contato conosco pelo 33 3271-7171 ou pelo WhatsApp clicando aqui.
  • Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcóolicas por pelo menos 24 horas antes da realização dos exames.
  • Preferencialmente sim, mas não obrigatoriamente. Siga o que seu médico definir. Caso não especifique, a urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.
  • Através deste exame se poderá observar à quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.
  • Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de realizar exames como os de glicemia, frações do colesterol, triglicérides, dentre outros.
  • Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame, além do uso de absorvente interno.
  • Independentemente de qual medicamento que esteja sendo consumido, é importante informar ao profissional do Laboratório Pasteur, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado. Antibióticos e antiinflamatórios têm ação sob a coagulação do sangue, por exemplo. Caso seja detectado que o medicamento pode interferir no resultado, é necessário que o Pasteur entre em contato com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias, para a realização do exame.
  • Para a realização de alguns exames é necessário o jejum. Contudo, a água não interfere no resultado dos exames. Para verificar se seus exames exigem jejum entre em contato conosco através do 33 3271-7171 ou clique aqui e envie uma mensagem WhatsApp.

Quando os exames são liberados pelo Bioquímico, o sistema envia uma mensagem de texto para o celular do paciente informando que seu resultado está pronto. Certifique-se de informar no momento do atendimento o seu numero de celular atualizado, para garantir que a mensagem chegue.

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